8 de nov de 2011

GYROTONIC


A metodologia do Gyrotonic é um sistema de exercícios criado por Juliu Horvath, húngaro nascido na Romênia. Horvath, bailarino formado, buscou asilo político nos Estados Unidos na década de 60, onde desenvolveu o Gyrotonic, após um ferimento no tendão de Aquiles que interrompeu sua carreira. Ele então começou a praticar ioga, e desenvolveu um sistema chamado Ioga para Dançarinos com Hillary Cartwright, que mais tarde se desenvolveu na Girocinese (Gyrokinesis).
Exercícios de Gyrotonic empregam movimentos encontrados na natação, ioga, ginástica e tai chi, usando um equipamento especializado desenvolvido por Horvath. O sistema tem como premissa melhorar a flexibilidade e equilíbrio, assim como tônus muscular, e aumentar a flexibilidade, estabilidade e mobilidade nas juntas como um todo. Já foi comparado com o Pilates, mas o Systema Gyrotonic oferece movimentos circulares, tridimensionais, usando padrões de respiração específicos da ioga que, segundo a mesma, limpam, removem toxinas e rejuvenescem todo o corpo.
Após ter começado em Nova Iorque, mestres e treinadores estabeleceram estúdios no mundo inteiro, como São Francisco, Seattle, Rio de Janeiro, Madri, Londres e Paris. O Gyrotonic é amplamente usado por dançarinos, atletas, e em fisioterapia, além de condicionamento para pessoas de diferentes origens.
Esportistas o utilizam para desenvolver força, flexibilidade e eficiência. Pessoas de idade avançada usam para aliviar dores nas articulações e melhorar a amplitude de movimento. Terapeutas e médicos o indicam para reabilitação de lesões e para alívio de condições crônicas que não obtiveram sucesso com outros métodos de tratamento.
PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIA-LÁ

GYROTONIC®GYROTONIC® & Logo, GYROTONIC® EXPANSION SYSTEM, GYROKINESIS® and The Art of Exercising and Beyond são marcas registradas da GYROTONIC® Sales Corp. e são usadas somente com sua permissão.


Dr. Daniel D´Attilio

1 comentários:

Israel Bernardo disse...

Parece muito legal, e semelhante ao grandioso método da contrologia!

Postar um comentário

 
As informações deste blog tem objetivo de informar e propagar o conhecimento. Não estão aqui em caráter de consulta, tampouco substituem a consulta médica ou fisioterapêutica. Os profissionais de saúde são os únicos indicados para avaliar e traçar a conduta necessária caso a caso. Se estiver com algum problema, procure um profissional de saúde.