9 de nov. de 2011

Pilates ajuda a fortalecer coluna, músculos da coxa e assoalho pélvico


Professora Cristina Abrami deu várias dicas de exercícios nesta sexta. Preparador físico José Rubens D'Elia também participou do programa.


Coluna  (Foto: Arte/G1)

Fortalecer a coluna, os músculos da coxa e o assoalho pélvico garante uma postura, uma tonicidade e uma mobilidade melhores.
Para destacar os benefícios do pilates nesse sentido, o Bem Estar desta sexta-feira (14) contou com a presença da professora Cristina Abrami e do preparador físico José Rubens D'Elia, que deram dicas de exercícios.
O pilates valoriza a concentração, a precisão, a fluidez e a respiração e hoje é uma técnica reconhecida para prevenção e tratamento de problemas na coluna.
Os convidados também falaram sobre como funciona a coluna vertebral e o que ocorre nos desvios mais comuns, como escoliose, cifose e lordose. Eles ensinaram, ainda, a respirar corretamente e mobilizar toda a caixa torácica.
A coluna precisa ser forte, para sustentar o esqueleto, e ao mesmo tempo maleável, para permitir uma grande quantidade de movimentos. Isso é possível intercalando estruturas rígidas, como as vértebras, com estruturas macias, como os discos intervertebrais, que absorvem o impacto e permitem a movimentação.
Os músculos têm um papel fundamental para uma postura correta, pois servem de sustentação dos ossos. Eles estão alojados junto das vértebras, por isso, se fortalecidos, ajudam a sustentá-las.
Os músculos da coxa também interferem na postura. Eles nascem na frente da coxa, cruzam a pelve e passam por trás da coluna. Por isso, é importante alongá-los, pois o encurtamento pode "jogar" a coluna para frente.
O fortalecimento da pelve também é muito importante, pois ela serve de base para a coluna.

Uma postura perfeita, porém, só existe em livros. Um desvio ou outro é natural, mas é necessário conhecer essas alterações e aprender a viver com elas.

No estúdio, os especialistas passaram uma sequência de exercícios na parede, que podem ser feitos com halteres de 1 kg ou 1,5 kg, ou ainda um saco de feijão. Depois, eles fizeram um movimento deitado, usando uma toalha de praia para se erguer e puxando atrás da coluna.
Bolsas ou mochilas pesadas não provocam escoliose porque não configuram a sobrecarga assimétrica, intensa e contínua, como tênis e basquete, por exemplo.
Principais desvios na coluna:
Escoliose: Desvio lateral associado a rotações da vértebra. A curva pode ser em forma de C (normal ou ao contrário) ou em S (normal ou ao contrário). Desenvolve-se durante o crescimento da coluna. Os ombros e a pelve ficam desnivelados. Pode surgir porque a pessoa sobrecarregou muito um lado do corpo com atividades intensas e prolongadas.

Lordose: Curva no sentido de um “C”
Cifose: Curva no sentido de um “C” ao contrário na região entre a lombar e a cervical.
Dr. Daniel D´Attilio
Fonte Site BEM ESTAR da REDE GLOBO

0 comentários:

Postar um comentário

 
As informações deste blog tem objetivo de informar e propagar o conhecimento. Não estão aqui em caráter de consulta, tampouco substituem a consulta médica ou fisioterapêutica. Os profissionais de saúde são os únicos indicados para avaliar e traçar a conduta necessária caso a caso. Se estiver com algum problema, procure um profissional de saúde.