14 de nov. de 2011

Pesquisa mostra desconhecimento da população sobre o diabetes

DIA MUNDIAL DO DIABETES 2011

A doença é uma das que mais avança sobre a população mundial, mas sua prevenção e tratamento ainda geram muitas dúvidas e incertezas na população em geral: menos da metade dos entrevistados souberam dizer o que é diabetes.

Um  levantamento  inédito realizado pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), com  apoio  da  Bayer  Health  Care,  e  participação  de  mais de 2.000 pessoas confirma: a população ainda tem dúvidas sobre o que é o diabetes e como a doença pode  ser  controlada.  De  acordo com a pesquisa, 38% acredita que diabetes tem cura  e  menos da metade dos entrevistados (49%) soube defini-la. E mais: apenas 50% dos participantes afirmaram que um diabético pode levar uma vida normal.

No  entanto,  é  importante  que  todos  saibam como prevenir essa que é uma das doenças  crônicas  que mais avança entre a população mundial. Dados da Federação Internacional  do  Diabetes  estimam  que  hoje  existam cerca de 250 milhões de pessoas  com a doença em todo o mundo e esse número deve chegar a 380 milhões em 2025.   “O  aumento  de  casos de diabetes, especialmente do tipo 2 em países em desenvolvimento,  decorre  de  alguns  fatores  como  aumento  da  obesidade, do sedentarismo,  dos  maus  hábitos  alimentares  e  do  próprio envelhecimento da população”,  explica o Dr. Walter Minicucci, vice-presidente da  SBD e médico assistente da Disciplina de Endocrinologia da Unicamp.

Entre os principais dados trazidos pelo levantamento ainda estão:

69%  dos participantes demonstraram conhecimento sobre os fatores de risco para o diabetes;
63%  das  pessoas disseram que conhecem alguém com diabetes, sendo que 49% são membros da família;
51%  dos  entrevistados não sabiam diferenciar os tipos da doença: tipo 1, tipo 2 e diabetes gestacional;
38% afirmaram que o diabetes tem cura;
85%  desconhecem ou subestimam o número de diabéticos no Brasil, sendo que;
61% acha que existem em torno de 2 milhões de doentes no País.

De  acordo  com  o  Dr.  Minicucci,  é  fundamental  que  as  pessoas sejam mais informadas  sobre  como  prevenir  e  tratar  o  diabetes. Quando não controlada adequadamente,  a  doença  pode  acarretar  complicações graves como retinopatia diabética  –  que  pode  causar  perda  visual  definitiva  –, catarata precoce, alteração  da  função  renal  que  pode  levar  o  paciente  para a hemodiálise, alterações  neurológicas  que  podem  ocasionar  dores  em  membros inferiores e atrofias  musculares  e  complicações  cardiovasculares  (infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral - AVC).

“Mas  também  é  preciso  lembrar  que  nada  disto ocorrerá se o tratamento for efetivo  e  contínuo”, reforça o especialista. “Uma rotina de atividades físicas deve  ser  incorporada por quem quer prevenir a doença e faz parte do tratamento dos pacientes com diabetes”, conta Dr. Walter Minicucci. A prática de exercícios físicos  é  importante,  pois  colabora para a redução dos níveis de glicemia no sangue  e melhora a ação da insulina. Além disso, ajuda a manter o corpo enxuto, eliminando o excesso de peso.

Para  o endocrinologista, a obesidade é uma das grandes vilãs quando o assunto é diabetes:  “as  pessoas  com  excesso de gordura no corpo, principalmente aquela concentrada  na  região abdominal, precisam emagrecer para diminuir os riscos de desenvolver  o  diabetes  tipo  2”, explica o médico. “Para os homens, o ideal é manter  a medida da cintura abaixo dos 100 cm, já para as mulheres, o melhor é a medida abaixo dos 82 cm”, afirma o Dr. Minicucci.



Dr. Daniel D´Attilio
Texto Retirado do site Diabetes.org

0 comentários:

Postar um comentário

 
As informações deste blog tem objetivo de informar e propagar o conhecimento. Não estão aqui em caráter de consulta, tampouco substituem a consulta médica ou fisioterapêutica. Os profissionais de saúde são os únicos indicados para avaliar e traçar a conduta necessária caso a caso. Se estiver com algum problema, procure um profissional de saúde.