16 de nov. de 2011

Aula mistura Pilates e exercícios de Ballet Clássico

Não é de hoje que o Pilates virou moda nas academias e o exercício queridinho das famosas. Ele integra o time Body Mind, que engloba várias modalidades de aulas para corpo e mente. E estão sempre surgindo novidades de exercícios nessa categoria. O Virgula Lifestyle foi atrás de alguns e encontrou o Bio Classic, que acaba de sair do forno!

Formatado pela professora Alessandra Dianin (responsável técnica da aula em toda a rede de academais Bio Ritmo), ele une o Pilates com a dinâmica do Ballet Clássico. “O principal objetivo é trabalhar mais abdômen e perna. Ele também inclui definição muscular (não ganho muscular), enrijecimento, ajuda a deixar o bumbum durinho, por exemplo”, explica Alessandra.

O grande diferencial do Bio Classic está na última etapa da aula, a Diagonal, que foca na parte cardiovascular. “A ideia nessa parte é acelerar mesmo, queimar mais calorias”, destaca a professora. Além disso, o equilíbrio, a postura e a flexibilidade são bem trabalhados.

A aula de Bio Classic é dividida em quatro etapas:
1ª - Aquecimento (de 10 a 15 minutos). Obs: se a turma é mais avançada, dá para diminuir o aquecimento e pegar mais pesado na 2ª etapa da aula.
2ª – Com uso do bastão, é a parte principal da aula, aqui estão os exercícios mais específicos de balé. Trabalha de coxa, glúteo e o equilíbrio. (em torno de 20 minutos)
3ª – Parte de Pilates (de 10  a 15 minutos)
4ª – Diagonal, é a parte final, mais cardiovascular e também a mais dançante da aula (15 minutos)

Quem pode fazer?
O Bio Classic é aberto para todas as idades e para homens e mulheres. No entanto, o público feminino geralmente domina. É possível variar a intensidade da aula dependendo da turma. Restrição, apenas se for médica, relacionada a problemas no joelho, por exemplo.

Quais são os materiais usados? É possível fazer em casa?
A aula pode ser facilmente adaptada em casa. Na academia usa-se bastão, overball, e colchonete. O bastão como é usado apenas para apoio e equilíbrio, pode ser substituído por uma cadeira. Além disso, a aula embora seja feita em grupo, trabalha com exercícios individuais.

E no som?
Enganou-se quem imaginou uma típica ópera de ballet. O Bio Classic acontece ao som de músicas atuais, os típicos CDs de academia mesmo.

Na galeria acima, colocamos de dois a três exercícios de cada parte da aula, para você ter uma ideia de como funciona!

Veja fotos da Aula CLICK AQUI

Dr. Daniel D'Attilio
Texto retirado do site Virgula UOL

0 comentários:

Postar um comentário

 
As informações deste blog tem objetivo de informar e propagar o conhecimento. Não estão aqui em caráter de consulta, tampouco substituem a consulta médica ou fisioterapêutica. Os profissionais de saúde são os únicos indicados para avaliar e traçar a conduta necessária caso a caso. Se estiver com algum problema, procure um profissional de saúde.